Minha História, por Michelle Obama
Publicado em 14/05/2021 às 11:00 por Barbara Rodrigues

Michelle LaVaughn Robinson Obama nasceu no dia 17 de janeiro de 1964, em Chicago. Ela é mãe de duas filhas, advogada, ex-primeira dama dos Estados Unidos, escritora e o mais importante: inspiração para jovens do mundo todo.

P.S.: acho que vocês já notaram que ela é a nossa inspiração também, né? Michelle é a nossa representante dos Estados Unidos na página inicial 😉

Inspirar jovens com sua história é mesmo a missão de Michelle, mas não necessariamente com seu livro. Ela fez uma turnê por 34 cidades para falar sobre o “Minha História” – seu livro – e a Netflix a acompanhou nessa jornada, onde ela ouviu principalmente a história de várias pessoas.

Michelle se tornou um símbolo de resistência mundialmente com suas falas desde a campanha eleitoral de seu marido. Porém, antes disso, ela já era icônica. Inspirada pelo seu avô, ela sempre quis sair da estatística, por isso ela seguiu os passos de seu irmão para Princeton e depois rumou sozinha para Harvard. Ela conta que nunca foi fácil o caminho para uma jovem negra – nos anos 70 ela diz que quando uma família negra se mudava para a rua, as famílias brancas vendiam a casa logo em seguida e fugiam correndo com medo da desvalorização; em Princeton, sua colega de quarto se mudou e ela descobriu que era porque a mãe da menina tinha ficado horrorizada com o fato de Michelle ser negra.

“Eu sou a ex-primeira dama dos Estados Unidos e, também, descendente de escravos. É importante manter essa verdade”.

Michelle obama

Ela cresceu numa casa em que esperavam que ela fosse invisível e que mesmo assim “não podemos esperar pela igualdade do mundo para começar a nos sentir vistos”, afirma. Inspiradora, não?

Quando conheceu Barack, ela percebeu que ele sempre foi muito idealizador. Por isso, ela diz:

“Eu sabia que ele era um tsunami vindo atrás de mim, e que se eu não me mantivesse firme, seria engolida. Eu não queria ser apenas um acessório dos sonhos dele. Então isso me forçou a trabalhar e pensar e a tomar decisões como a de deixar a advocacia.”

No documentário, mostra a reunião dela com diversos jovens ao longo da turnê desse livro. Geralmente é uma roda informal numa escola, onde Michelle dialoga bem informalmente com os estudantes. Ela realmente se mostrou disposta a influenciar jovens, por isso essas reuniões aconteceram em peso.

“Agora que vou para o último ano, não paro de pensar em como garantir que estou fazendo a coisa certa. Ao ler o livro da Michelle Obama, vemos que ela começou a se afirmar lentamente, e que todas aquelas inseguranças viraram pequenas vozes.” – Shayla (51:06).

Como Diana, Michelle também virou um referencial para a moda. Meredith Koop cuida de suas roupas, ela diz que Michelle não é minimalista, mas que ainda assim gosta de suas preferências. No documentário ela mostra uma roupa da ex-primeira dama com brilhos que ela diz que parece com o Elvis, mas que ela está totalmente de acordo com aquele detalhe. Michelle é discreta, mas ao seu jeito.

Como não li o livro, selecionei algumas resenhas que gosto para despertar o desejo de lê-lo, além de ver o documentário.

“Ao abarcar toda confusão e glória de sua trajetória, desde uma vergonha inesquecível que passou no jardim de infância até o momento em que apertou a mão da rainha da Inglaterra enquanto primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle deseja tratar o leitor jovem com o respeito que ele merece — isto é, sem minimizar as situações, relatando tudo como realmente foi.” – Rascunho (2021).

“Por isso e tudo o que optei por guardar perto de meu coração, Minha História é um livro para ser lido e sentido com a certeza de que o fim da jornada nos transformará, além de trazer novo folego para enfrentar o mundo, a vida e os desafios que devemos enfrentar juntos para construir uma realidade melhor para todos.” – Izabel Wagner, Estante Diagonal (2019).

Agora me diga você, ficou curiosa para saber mais sobre a história da Michelle? Já viu o documentário ou leu o livro? Conta pra gente <3

Fontes:

IZABEL WAGNER. Estante Diagonal. Minha História | Michelle Obama. Disponível em: https://www.estantediagonal.com.br/2019/03/minha-historia-michelle-obama.html. Acesso em: 13 maio 2021.

RASCUNHO (org.). Rascunho recomenda Minha história para jovens leitores. 2021. Disponível em: https://rascunho.com.br/rascunho-recomenda/minha-historia-para-jovens-leitores/. Acesso em: 13 maio 2021.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*